O PELOURINHO DE MORTÁGUA: 800 ANOS DE HISTÓRIA

19,08€

O PELOURINHO DE MORTÁGUA: 800 ANOS DE HISTÓRIA

19,08€
1

SANTOS, JOSÉ ASSIS E (2016) O PELOURINHO DE MORTÁGUA: 800 ANOS DE HISTÓRIA. PREF. MARIA ALEGRIA FERNANDES MARQUES. MORTÁGUA: MUNICÍPIO DE MORTÁGUA; VISEU: QUARTZO. DE 23X16 CM. COM 190 PÁGS. ILUST. B.

«O Pelourinho de Mortágua encantava o autor sob o ponto de vista do real e do simbólico. No plano real, seduziu enquanto objeto a que dedicou muito do seu saber, no estudo do que chegou há um seu tempo, mas também nas hipóteses da sua reconstituição, nas suas medidas e proporções, no labor que ele apresenta, sobretudo no corpo do seu remate, sem esquecer os vários elementos que ele carrega, desde o emblema real, ao dos donatários da Vila e da realeza. No plano simbólico, o estudo do pelourinho de Mortágua deu a Assis e Santos a oportunidade de dissertar, desde logo, sobre os próprios pelourinhos, o regime a que se encontram enlaçados, o municipal, e, claro está, aquele outro a que este se ligava, quantas vezes, e que era o caso, em Mortágua, o senhorial. São longas as considerações que tece acerca dos pelourinhos, desde a etimologia da palavra, o fim e significado objeto, o seu valor documental.

Tanto assim entendeu o autor que, nesta sua obra, se pode encolher muitas outras informações, sobre história local. Desde logo, está presente o seu foral e os problemas que lhe andam anexos, como o facto de ter sido concedido por uma rainha, no caso, D. Dulce, a esposa do segundo rei de Portugal; colhem-se ainda informações acerca de funcionários locais que o foral cita, os diversos estatutos de bens ligados ao poder existentes em Mortágua, os senhorios eclesiásticos e leigos que se foram sucedendo na Terra, ao longo dos séculos». Maria Alegria Fernandes Marques, Professora Catedrática

Ilustrado com desenhos muito elucidativos e fotografias.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em