O POVOADO DA IDADE DO FERRO - MONDIM DE BASTO

5,30€

O POVOADO DA IDADE DO FERRO - MONDIM DE BASTO

5,30€

DINIS, A. PEREIRA (2001) O POVOADO DA IDADE DO FERRO DO CRASTOEIRO (MONDIM DE BASTO, NORTE DE PORTUGAL) BRAGA: UNIV. DO MINHO. DE 30X21 CM. COM 200 PÁGS. ILUST. B.

Pretende-se, com esta monografia, dar a conhecer os resultados dos trabalhos arqueológicos desenvolvidos, entre 1984 e 2000, no povoado da idade do ferro do Crastoeiro, localizado no concelho de Mondim de Basto, distrito de Vila Real.

O povoado integra-se na bacia hidrográfica do Rio Tâmega, afluente do Douro, estando implantado num Esporão, no sopé do Monte farinha, a um desnível de cerca de 500 m do famoso santuário de nossa Senhora da Graça, desfrutando local de boas condições naturais de defesa e de um excelente domínio visual sobre a zona de vale.

Desconhecido até 1983, altura em que foi identificado durante os trabalhos de prospecção de campo efectuados no âmbito do levantamento arqueológico do concelho, de imediato se lhe atribuiu um inegável interesse científico. Tal, resulta do seu contexto, numa região de transição do Minho para Trás-os-Montes, e do facto de conter, no seu perímetro, gravuras rupestres, motivos que justificaram a apresentação de um projeto de investigação contemplando a realização de escavações arqueológicas e intervenções de salvaguarda e valorização do local”.

Edição ilustrada com desenho e fotografia. (Cadernos de arqueologia. Monografias; 13). Contém referências bibliográficas. [ex. como novo]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em