O POVOAMENTO PROTO-HISTÓRICO E A ROMANIZAÇÃO DA BACIA DO CURSO MÉDIO DO CÁVADO.

10,60€

O POVOAMENTO PROTO-HISTÓRICO E A ROMANIZAÇÃO DA BACIA DO CURSO MÉDIO DO CÁVADO.

10,60€
1

MARTINS, MANUELA (1990) O POVOAMENTO PROTO-HISTÓRICO E A ROMANIZAÇÃO DA BACIA DO CURSO MÉDIO DO CÁVADO. BRAGA: UNIV. DO MINHO. DE 29X21 CM. COM 284 PÁGS. ILUST. B.

“A presente obra reproduz parcialmente a tese de doutoramento que Manuela Martins apresentou em 1987 a Universidade do Minho e que mereceu aprovação com distinção e louvor. (…)

A região sobre a qual a autora se debruçou é a bacia média do Rio Cávado, território que integra a cidade de Bracara Augusta. Pretendeu analisar a maneira como este território se foi ordenando desde o Bronze Final até ao fim do Império Romano.

Para além de estabelecer fases de evolução e caracterizar os com plexos culturais próprios das várias épocas, Manuela Martins procurou definir os modelos de habitat ou as estratégias de povoamento. (…)

As páginas que Manuela Martins consagra a tipologia dos habitats e o seu esforço de reconstituição dos territórios de cada castro constitui uma excelente ensaio de arqueologia espacial e uma novidade na bibliografia arqueológica portuguesa.

Honesto pelos métodos, seguro nas conclusões, este trabalho é profundamente renovador pelas perspectivas. Para além de trazer novos dados, o trabalho define novos problemas”. Jorge de Alarcão

Ilustrado com desenho técnico (arqueologia) e mapas.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em