DESCOLONIZAÇÃO [PALMA CARLOS]

8,48€

DESCOLONIZAÇÃO [PALMA CARLOS]

8,48€

OSÓRIO, HELENA SANCHES (1988) CONVERSAS COM ADELINO DA PALMA CARLOS: UM SÓ ROSTO, UMA SÓ FÉ. LISBOA: REFERENDO. DE 23X 15 CM. COM 255 PÁGS. B.

“Em julho de 1974, menos de 3 meses após a revolução do 25 de abril, o primeiro-ministro do primeiro governo provisório demitiu-se. Foi o choque que ficou conhecido como «a crise palma Carlos».

Os jornalistas ‘assaltaram’ o Palácio de Belém para saber o porquê. Sabiam o quem, o , o quando, o como... Mas não sabiam o porquê. O professor Palma Carlos respondeu-lhes: ‘vão à bruxa’.

14 anos depois, a jornalista Helena Sanches Osório conseguiu o que ninguém pensava ser possível saber-se em vida dos protagonistas da História. Da nossa história recente: o professor doutor Adelino da Palma Carlos, primeiro-ministro do primeiro governo saído da Revolução, demitiu-se por ‘não querer morrer como traidor à pátria’.

A descolonização tal qual foi feita significou, para palma Carlos uma traição. Com ele solidarizaram-se Sá Carneiro, Firmino Miguel, Vieira de Almeida e Magalhães Mota. Os outros não”.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em