SAMARA, MARIA ALICE & TAVARES, RUI (2008) O REGICÍDIO. LISBOA: TINTA DA CHINA, EDIÇÕES. DE 24X17 CM. COM 208 PÁGS. ILUST. E.
No centenário do regicídio de D. Carlos I, M.ª Alice Samara descreve os factos e as interpretações do atentado, e Rui Tavares interpreta as imagens com que a Ilustração Portuguesa cobriu o acontecimento.
No primeiro ensaio, Memória do Atentado, de Maria Alice Samara, constrói-se o roteiro do evento que viria a alterar de forma indelével a história de Portugal, descrevendo‑se o palco, as personagens e os acontecimentos, recorrendo ao testemunho dos principais escritores, políticos e jornais da época. Em O Atentado Iconográfico, Rui Tavares seleccionou uma vasta colecção de imagens – fotografias e gravuras – publicadas na Ilustração Portuguesa, usando-as como mote para um texto que explora o modo como o regicídio português foi recebido e tratado nesta importante revista, até à deflagração da Primeira Guerra Mundial, em 1914. Trata‑se de um guia das representações iconográficas do atentado que revela a forma como os acontecimentos foram recebidos e comunicados em Portugal e por todo o resto do mundo, e que nos dá a conhecer os modos de fazer reportagem jornalística no começo do século XX.
Edição comemorativa, de cuidada execução gráfica, profusamente ilustrada com imagens da época. Cartonagem editorial.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..