ORPHEU - Revista Trimestral de Literatura.

20,00€

ORPHEU - Revista Trimestral de Literatura.

20,00€
1

ORPHEU - Revista Trimestral de Literatura. Edição facsimile Imense, Lda., 2018. Volume I (2 e 3). (Impressão: Sociedade Industrial Gráfica). De 24x16 cm. Com [4], 83; [4] 85 a 164 & 163 a 227, [8] págs. B.

Cuidada edição fac-similada de uma das mais notáveis revistas portuguesas de todos os tempos, vanguarda do movimento modernista português. «Orpheu» reúne em suas páginas colaboração em prosa e em verso de escritores que vieram a consagrar-se como personalidades do mais alto prestigio, dentro e fora de Portugal: Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, José de Almada Negreiros, entre outros.

A capa da brochura do primeiro número foi desenhada por José Pacheco e o 2.º número, insere “colaboração especial” do futurista Santa Rita Pintor. Publicaram-se dois números do Orpheu, em 25 de Março e 28 de Junho de 1915, sendo que a receção desta revista não foi pacífica, bem pelo contrário, desencadeou uma controvérsia que se propagou pela imprensa portuguesa da época, com notícias e críticas de primeira página. O N.º 3 de «Orpheu», nunca chegou a ser publicado, tendo-se modernamente impresso as provas tipográficas que se destinavam a este número. Esta edição fac-similada apresenta com o 2.º vol. quatro encartes com reproduções de obras de Santa Rita e 4 ilustrações inéditas de Amadeo de Souza‑Cardoso, que se julga destinarem‑se ao 3.º número da revista. [ex. como novos]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em