Os Colégios dos Meninos Órfãos (sécs. XVII-XIX): Évora, Porto e Braga

10,00€

Os Colégios dos Meninos Órfãos (sécs. XVII-XIX): Évora, Porto e Braga

10,00€
1

GUEDES, Ana Isabel Marques (2006) Os Colégios dos Meninos Órfãos (sécs. XVII-XIX): Évora, Porto e Braga. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais. De 23x15 cm. Com 274 págs. B.

A edição desta obra corresponde, no essencial, à dissertação de doutoramento defendida em finais de 2000 no Instituto Universitário Europeu, em Florença.

Da «Nota Prévia»: “Assim, após uma introdução onde se faz o enquadramento da questão do apoio às crianças órfãs no espaço português e europeu, o capítulo 1 debruça-se sobre os estatutos dos colégios vocacionados para o ensino e a assistência dos meninos órfãos em Portugal a partir do século XVI. O capítulo 2 procura ir mais longe no conhecimento dessas instituições, centrando a análise em três casos: o Colégio dos Santos Inocentes de Évora, o Colégio de N.ª Sr.ª da Graça do Porto e o Colégio de S. Caetano de Braga, a fim de caracterizar as populações que serviam (alunos, famílias e comunidades) e avaliar o seu impacto tanto nos destinos individuais como nas sociedades em que se inseriam”.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em