OS OPERÁRIOS DOS ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

7,00€

OS OPERÁRIOS DOS ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

7,00€

NOVAIS, ANA MARIA CONTENTE DE VINHA (1993) OS OPERÁRIOS DOS ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO E A AGRICULTURA. VIANA DO CASTELO: CENTRO CULTURAL DO ALTO MINHO: GRUPO DESPORTIVO E CULTURAL DOS TRABALHADORES DOS ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO. DE 21 X 14 CM. COM 209 PÁGS. ILUST E.

“Este texto que agora se publica, foi apresentado como dissertação final de mestrado em Geografia Humana e Planeamento Regional e Local da Faculdade de Letras de Lisboa, no ano de 1990. Relativamente ao texto original, para além de se proceder a algumas correcções formais e a simplificações dos anexos, pude incluir uma análise mais detalhada da história das famílias e das explorações agrícolas dos agricultores-operários dos estaleiros navais e das características destes enquanto trabalhadores da empresa”.

“Na primeira fase, segundo e terceiro capítulos, com base na informação estatística, identificámos algumas das transformações recentes e tendências do espaço socioeconómico concelhio, no sentido de aí encontrar elementos do quadro de mudança explicativos da diferenciação, persistência e dinâmica das principais modalidades de agricultura do concelho que igualmente identificamos e caracterizamos. Na segunda fase, quarto capítulo, desenvolvemos um estudo de caso sobre as famílias dos operários dos estaleiros navais de Viana do Castelo, em que se questiona principalmente a estabilidade do fenómeno e o estado da relação entre a família e a exploração agrícola”.

Cartonagem editorial.

Este produto ficou sem stock. Contacte-nos.

Também pode estar interessado em