“OS PAINÉIS DO INFANTE”

12,72€

“OS PAINÉIS DO INFANTE”

12,72€

LEAL, ALFREDO DA CUNHA (1917) “OS PAINÉIS DO INFANTE”: LIGEIROS COMENTÁRIOS SOBRE A MEMÓRIA DO SR. JOSÉ DE FIGUEIREDO ÀCÊRCA DO PINTOR NUNO GONÇALVES. LISBOA : TIP. COMÉRCIO E INDÚSTRIA. DE 22X14 CM. COM 136 PÁGS., [13] FLS. ILUST. B.

Um dos primeiros trabalhos da polémica historiográfica, abreviadamente designada por “A Questão dos Painéis”. Os Painéis redescobertos em 1883, no Paço Patriarcal de S. Vicente de Fora, tiveram o seu primeiro trabalho de fundo com José Figueiredo (um historiador e crítico de arte com sólida formação teórica e talento literário) no seu livro «Arte Portuguesa Primitiva. O pintor Nuno Gonçalves», datado de 1910. Alfredo Leal (comerciante, antiquário e funcionário público), não concordando com as conclusões de J. Figueiredo, dá à estampa um ensaio crítica de análise à teoria de José de Figueiredo, avançando com uma tese diferente na identificação da figura central dos painéis. É, essa tese que defende neste estudo, a que junta alguma iconografia de suporte, impressa à parte. Este livro publica pela primeira vez na íntegra os relatórios oficiais relativos ao restauro a que os painéis forma submetidos, após a sua redescoberta e antes de darem entrada no Museu das Janelas Verdes.

Exemplar com dedicatória autógrafa do punho do autor. [ex. algo cansado: capa da brochura com desgaste, manchas e vincos; miolo amarelecido e com ocasional acidez]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em