OS PSEUDO-MOURISCOS DE PORTUGAL NO SÉCULO XVI

16,96€

OS PSEUDO-MOURISCOS DE PORTUGAL NO SÉCULO XVI

16,96€

BOUCHARB, AHMED (2004) OS PSEUDO-MOURISCOS DE PORTUGAL NO SÉCULO XVI. ESTUDO DE UMA ESPECIFICIDADE A PARTIR DAS FONTES INQUISITORIAIS. LISBOA: HUGIN. DE 23X16 CM. COM 238 PÁGS. B.

“Os Pseudo-Mouriscos de Portugal no século XVI” resulta de um trabalho de investigação feito no ANTT entre 1979 e 1987 e consiste na versão abreviada da tese de doutoramento defendida na Universidade de Montpellier por Ahmed Boubarb decano da Faculdade de Letras e Ciências Humanas de Casablanca.

“(…) Assim, o nosso estudo busca um fim preciso: mostrar se esses estrangeiros [mouriscos], afluindo em vagas sucessivas e convertidos ao cristianismo, poderiam integrar-se na sociedade portuguesa de adoptar os seus valores. Em caso contrário, o objetivo é o de precisar os fatores que impediram esta integração e de se distinguir a parte de responsabilidade de cada comunidade. (…) Para a elaboração do nosso estudo, utilizamos uma abundante documentação portuguesa e marroquina, a maior parte da qual ainda inédita ou superficialmente explorada. (…) As fontes marroquinas englobam crónicas, anais, obras biográficas (…). No entanto, as fontes inquisitoriais foram a nossa principal fonte de informação para o que concerne à estadia da comunidade mourisca em Portugal. Estes documentos consistem em processos, livro de confissões e denúncias, cadernos do acusador público, listas de autos de fé, registos de prisioneiros e de pessoas entregues ao braço secular…”.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em