PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA NO BRASIL.

10,60€

PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA NO BRASIL.

10,60€
1

ALMEIDA, ANTÓNIO RAMOS DE (1950) PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA NO BRASIL. PORTO: MARÂNUS. DE 18X12 CM. COM 216, [2] PÁGS. E.

Reúne o vol. quatro textos que tiveram origem ou outras tantas conferências proferidas pelo autor em épocas diversas, com como temo comum o Brasil.

António Ramos de Almeida nasceu na praia de Nossa Senhora dos Milagres de Olinda, em abril de 1912, “filho de emigrante, neto de emigrante, embalado por uma preta descendente de escravos”. Frequentou o Colégio Salesiano do Recife entre 1921 e 1924 e deslocou-se para Portugal onde, em Coimbra, frequentou a Faculdade de Direito a partir de 1932.

Textos:

1. A nova descoberta do Brasil, pronunciada no dia 3 de maio de 1944 constitui uma primeira fixação global da complexa relação de António Ramos de Almeida com o Brasil – plasmada, aliás, nos múltiplos sentidos do título. O achamento histórico do Brasil, a descoberta do Brasil pelo jovem António Ramos de Almeida, a descoberta do Brasil pelos próprios brasileiros e a descoberta (isto é: o reconhecimento) do Brasil pela comunidade internacional confluem nessa reflexão apaixonada;

2. “Castro Alves, génio poético do Brasil”, análise da trajetória literária e das contribuições de Castro Alves para a poesia brasileira, destacando seu papel na literatura do século XIX, especialmente em relação aos temas da liberdade, da abolição da escravatura e da luta pelos direitos humano.

3. “A conquista da expressão brasileira”,

4. “Para a compreensão de Rui Barbosa, jurisconsulto da democracia e da paz”.

Encadernação com lombada e cantos a pele; com a lombada decorada com nervos e ferros dourados; capas, lombada e badanas preservadas.

Nota: pele da encadernação com desgaste, mas notado na lombada.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em