PECADORAS CONVERTIDAS: SÉC. XVIII

12,72€

PECADORAS CONVERTIDAS: SÉC. XVIII

12,72€

OLIVEIRA, EDUARDO (2002) O RECOLHIMENTO DE SANTA MARIA MADALENA E SÃO GONÇALO OU DAS CONVERTIDAS [BRAGA]. BRAGA: GOVERNO CIVIL DO DISTRITO DE BRAGA. DE 24X16 CM. COM 166, [3] PÁGS. ILUST. E.

Na cidade de Braga havia apenas um recolhimento para mulheres que tinham manchado a sua honra e que procuravam, através da oração, penitência e trabalho, mudar de vida: o recolhimento de Santa Maria Madalena. De notar que, se existem vários trabalhos sobre recolhimentos para mulheres honradas, sobre os que acolheram as consideradas descaídas o número é mais limitado. Recorde-se que estas casas tiveram uma expressão menor que os restantes recolhimentos, pelo que, apesar de a vida em reclusão ter vindo a encontrar na historiografia europeia um lugar cada vez mais alargado e consolidado, estas instituições são ainda mal conhecidas.

Recolhimento de Santa Maria Madalena ou das Convertidas foi construído por iniciativa do Arcebispo de Braga, D. Rodrigo de Moura Teles, para instalar "mulheres pecadoras convertidas a Deus", tendo sido inaugurado em 25 de abril de 1722.

Com um apêndice documental muito extenso.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em