PEDRO IVO: PROSADOR E POETA

25,00€

PEDRO IVO: PROSADOR E POETA

25,00€
1

PEDRO IVO: PROSADOR E POETA. Com um perfil literário por Bento Carqueja. [Edição literária de José Ignácio Xavier]. Porto: Officinas do Comercio do Porto, 1909. De 18x11 cm. Com 269, [3] p., [1] f. ilust. E.

É muito invulgar esta obra que reúne em volume os contos dispersos e poesias inéditas do talentoso escritor portuense Carlos Lopes, que nas letras usou do pseudónimo de Pedro Ivo.

O «perfil literário» da autoria de Bento Carqueja, amigo muito próximo do autor, ocupa quatorze páginas e é um dos poucos trabalhos biográficos sobre este escritor portuense nascido em janeiro de 1842, e falecido em outubro de 1906.

Oriundo de uma família abastada da urbe portuense, viveu na Inglaterra e na Alemanha, onde foi educado, traduzindo poesias de Schiller, Goethe e Hoffman, entre outros. Depois de uma estada no Brasil, regressou a Portugal, dedicando-se ao comércio e à atividade bancária, chegando a presidente da Real Companhia dos Caminhos de Ferro de África.

A edição literária desta obra anda erradamente atribuída a Bento Carqueja, no entanto, uma folha volante de apresentação da obra (rara), que o nosso exemplar conserva, demonstra que foi José Ignácio Xavier o compilador da edição.

Bela encadernação meia francesa com lombada e cantos em carneira, artisticamente decorada na lombada com finos ferros dourados e títulos também a ouro sobre rótulos azuis; de leve aparado e com o corte das folhas à cabeça tintado à cor dos rótulos; capas da brochura conservadas, bem como o retrato do autor em anterrosto. Muito bem conservado; exemplar de bibliófilo

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em