POVOADO DO BRONZE FINAL DA CIMALHA: RELATÓRIO

9,54€

POVOADO DO BRONZE FINAL DA CIMALHA: RELATÓRIO

9,54€

POVOADO DO BRONZE FINAL DA CIMALHA: SERNANDE FELGUEIRAS: RELATÓRIO DA INTERVENÇÃO ARQUEOLÓGICA. COORD. CARLOS A. BROCHADO DE ALMEIDA, PEDRO BROCHADO DE ALMEIDA, FRANCISCO FERNANDES; TEXTOS MOLA OLIVARUM, PATRIMÓNIO E CULTURA; FOTOGR. MÁRIO CARLOS GONÇALVES. FELGUEIRAS: CÂMARA MUNICIPAL DE FELGUEIRAS, 2008. DE 31X22 CM. COM 57 [60] P. : IL. + INCLUI 1 DESDOBRÁVEL. B.

O Povoado de Cimalha é um assentamento da Idade do Bronze que foi parcialmente escavado, entre 2003 e 2005, no âmbito da construção da auto-estrada A11/IP9 (sublanço Guimarães-IP4), o que originou uma intervenção arqueológica de emergência para mitigação de impactos negativos sobre o sítio arqueológico.

Os vestígios arqueológicos encontrados permitiram identificar três áreas distintas de um povoado que terá sido ocupado entre o Bronze Antigo/Médio e o Bronze Final. A intervenção arqueológica permitiu identificar uma área habitacional, uma zona de armazenamento com 122 silos e a zona de necrópole com 175 sepulturas do tipo fossa abertas no saibro.

Para além do magnífico acervo de vasos cerâmicos exumado, quase todos eles oriundos da necrópole, Cimalha veio trazer importantes dados sobre a dicotomia entre o mundo dos vivos (povoado e zona de silagem) e o mundo dos mortos (necrópole) na Idade do Bronze.

O Povoado da Cimalha localiza-se na freguesia de Sernande, numa colina de média dimensão, com vertentes suaves e sem condições naturais de defesa, enquadra-se no período da Pré-História recente designado por Idade do Bronze.

Muito ilustrado com desenho e fotografias.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em