POVOAMENTO, GEOMORFOLOGIA E TOPONÍMIA DO BAIXO TEJO E DO CAMPO DE VALADA (1200-1350).

5,30€

POVOAMENTO, GEOMORFOLOGIA E TOPONÍMIA DO BAIXO TEJO E DO CAMPO DE VALADA (1200-1350).

5,30€
1

VIANA, MÁRIO (2009) POVOAMENTO, GEOMORFOLOGIA E TOPONÍMIA DO BAIXO TEJO E DO CAMPO DE VALADA (1200-1350). LISBOA: CENTRO DE ESTUDOS HISTÓRICOS: UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA. DE 24X16 CM. COM [24] PÁGS. B.

Este texto tem por objetivo contribuir para uma Geografia histórica do baixo Tejo na idade média, com realce para o campo de valada nos séculos XIII s XIV. Baseia-se em duas fontes de informação, a geomorfologia e a toponímia. O cruzamento destas duas fontes de informação e, pela sua complementaridade, indispensável no âmbito da Geografia Histórica. Mas ainda mais indispensável se torna quando se estudam regiões com características naturais suficientemente marcantes, quer para determinar a atribuição de muitos dos nomes de lugar e dos acidentes geográficos, quer para lhes impor, em muitos casos, uma vida curta. Por isso, a baixa taxa de sobrevivência da toponímia medieval no campo de Valada só é explicável pela influência conjunta da dinâmica geomorfológica e da intensa ação humana”.

Sep. “Paisagens Rurais e Urbanas. Fontes, Metodologias, Problemáticas. Actas das Quartas Jornadas”, Lisboa: Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa, 2009

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em