PRIMEIRO TRATADO DE QUÍMICA

10,00€

PRIMEIRO TRATADO DE QUÍMICA

10,00€
1

PRIMEIRO TRATADO DE QUÍMICA. COORD. ANTÓNIO AMORIM DA COSTA ; VERSÃO DOS TEXTOS LATINOS JOSÉ CARLOS LOPES DE MIRANDA. [S.L.] : CÍRCULO DE LEITORES, 2019. DE 25X16 CM. COM 381, [9] PÁGS. E.

Publica se no volume os “Elementos de química” de Vicente de Seabra, obra pioneira da ciência química em Portugal.

O autor nasceu em Congonhas do Campo, Minas Gerais, em 1764 e morreu em Portugal pouco antes de completar 40 anos, em 1804. Foi autor de vários livros e artigos, e o introdutor da nomenclatura que ainda usamos, derivada daquela da Escola Francesa de Lavoisier. Termos como sulfato, sulfito, sulfeto, hidrogênio, oxigênio, etc., foram incorporados à língua portuguesa por Vicente Seabra Telles. Sua obra principal, todavia, foi o monumental Livro Elementos de Química, escrito com a finalidade de servir para um curso que nunca se realizou, a ser ministrado pela Sociedade Literária do Rio de Janeiro nesta cidade.

A Sociedade era uma sociedade científica que foi perseguida e fechada pelo Vice-Rei do Brasil por seu crime de discutir publicamente assuntos proscritos, como a Inconfidência Mineira e a Revolução Francesa. Os "Elementos" de Seabra Telles são uma obra abrangente e atualizadíssima para a época, com aspectos teóricos e práticos, inclusive a descrição de vários experimentos originais. Este foi um dos primeiros livros estrangeiros a abraçar a nova química de Lavoisier, tendo sido bastante combatido por isso em Portugal.

Antecede a edição do texto um extenso estudo preliminar, da autoria de António Amorim Costa.

Obra inserida na interessante colecção «Obras pioneiras da cultura portuguesa», dirigida por José Eduardo Franco e Carlos Fiolhais, de que este é o 30º vol. Cartonagem editorial.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em