Rainhas de Portugal e Espanha : Margarida de Áustria, Isabel de Bourbon

10,00€

Rainhas de Portugal e Espanha : Margarida de Áustria, Isabel de Bourbon

10,00€
1

Rainhas de Portugal e Espanha: Margarida de Áustria, Isabel de Bourbon / Pilar Pérez Cantó, Esperanza Mó ... [Lisboa] : Círculo de Leitores, 2012. Com 350 págs. Ilustr. E

Margarida de Áustria, arquiduquesa de Áustria por nascimento, nasceu em 1584. Casou-se com Filipe II de Portugal, seu parente e filho do mais importante rei da Casa de Áustria. Apesar da sua juventude e da sua condição de mulher não renunciou ao protagonismo político, em defesa da família e da monarquia hispânica. Os cronistas da época louvaram as suas qualidades, e os seus súbditos não só a idealizaram como prolongaram o seu «poder» para além da morte. A rainha morreu jovem, com 26 anos, em 1611.
Isabel de Bourbon, filha de Henrique IV de Bourbon e de Maria de Médicis, foi esposa de Filipe III de Portugal, rainha consorte exemplar e, no final da vida, governadora da monarquia hispânica. Tendo passado uma infância entre jogos e bailes, o seu casamento em 1615 e o nascimento do príncipe, Baltasar Carlos, em 1629, conferiram-lhe um poder notável, tendo sido «embaixadora» da paz entre o irmão, Luís XIII, e o marido. Destaca-se o seu trabalho diplomático na assinatura do Tratado de Monzón e a mediação durante a guerra de Mântua. De 1642 a 1644 assumiu as funções de regente para que Filipe se dedicasse à guerra da Catalunha. Faleceu no exercício da regência, o que ajudou a fortalecer a sua lenda.

sobrecapa com pequenas marcas

E2

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em