REPRESENTAÇÃO FICCIONAL DE RODRIGUES LOBO

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PEREIRA, PAULO SILVA, (2003) METAMORFOSES DO ESPELHO: O ESTATUTO DO PROTAGONISTA E A LÓGICA DA REPRESENTAÇÃO FICCIONAL NA TRILOGIA DE RODRIGUES LOBO. [LISBOA]: IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA. DE 24X16 CM. COM 214, [3] PÁGS. ILUST. B.

Tese mestr. Literatura Portuguesa apresenta pelo autor à Univ. de Coimbra, 1996.

“Ao abordar uma obra e um autor apenas de alguns conhecidos, mas por muito poucos estudados, o autor deste inovador ensaio soube encontrar, no plano da diegese ficcional, uma espécie de núcleo ou polo de aglutinação em função dos quais construiu toda a sua análise e toda a hermenêutica a partir dela desenvolvida sobre as novelas pastoris de Rodrigues Lobo, Primavera 1601, Pastor Peregrino 1608 e O Desengano 1614. Esse núcleo foi o protagonista, cuidadosamente integrado embora no mundo das restantes personagens ficcionais, cujos processos de elaboração e de expressão textual são aqui estudados, de modo a individualizá-los, mas sem os isolar do mundo em que, harmoniosamente, se integra, da sua relação ficcional com a estrutura organizativa da trilogia e da relação dialética que o prende ao autor.

O presente estudo vem mostrar como este género romanesco, com particular incidência nas suas variantes pastoril e cavaleiresca, contêm significados culturais, simbólicos, linguísticos e estilísticos que conferem a produção literária do Renascimento, do Maneirismo e do Barroco, tanto em prosa como em verso, um cabedal estético do maior alcance para a sua completa compreensão”. Aníbal Pinto de Castro

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