REVISTA MENSAL D’ETHNOGRAPHIA PORTUGUEZA

44,52€

REVISTA MENSAL D’ETHNOGRAPHIA PORTUGUEZA

44,52€
1

A TRADIÇÃO. REVISTA MENSAL D’ETHNOGRAPHIA PORTUGUEZA, ILLUSTRADA. DIRECTORES: LADISLAU PIÇARRA E M. DIAS NUNES. SERPA, JANEIRO DE 1899. ANNO I - Nº 1 (A JUNHO DE 1904. ANNO VI - Nº 6) [ALIÁS CAMARA MUNICIPAL DE SERPA, 1982]. 2 VOLS. ILUST. B.

Muito cuidada edição fac-similada desta notável e invulgar publicação de estudos etnográficos que ocupa um lugar proeminente no seio de outras publicações da época com a mesma finalidade, entre as quais a Revista do Minho (1885), a Lusitânia (1887-1889) e a Portugália (1888-1889).

Diz-nos sabiamente Michel Giacometti que assina a nota introdutória a esta reedição, que “O aparecimento de A Tradição, em 1899, não é de todo alheio o movimento de ideias tendentes ao «rejuvenescimento pátrio», mediante a perscrutação apaixonada das raízes nacionais. Iniciada que foi esta por Garrett, o estudo da «alma popular» viria a manifestar a sua maior vitalidade em publicações de cujo exemplo, sem dúvida, é continuadora a revista de Ladislau Piçarra e Dias Nunes. (…)”.

Nesta circunstância, note-se o facto, um tanto invulgar, de ter a revista certamente, não obstante a sua modesta origem, logrado reunir um escol de insignes colaboradores, como Sousa Viterbo, Adolfo Coelho, Teófilo Braga, Tomás Pires, Conde de Ficalho, Alberto Pimentel, Paulo Osório, Ramalho, Ataíde de Oliveira, Alfredo de Pratt, Carolina Michaelis de Vasconcelos, Trindade Coelho, Pedro de Azevedo, Ladislau Piçarra, Leite de Vasconcelos, Cândido de Figueiredo, Gonçalves Viana, A. X. Pereira Coutinho, Conde de Sabugosa, Tomás de Mello Breyner, Júlio de Lemos, Alberto Pimentel, entre outros.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em