ROMANIZAÇÃO DAS TERRAS DA MAIA

10,60€

ROMANIZAÇÃO DAS TERRAS DA MAIA

10,60€

ALMEIDA, CARLOS ALBERTO FERREIRA DE (1969) ROMANIZAÇÃO DAS TERRAS DA MAIA. MAIA: CÂMARA MUNICIPAL. DE 21X15 CM. COM 49, [2] PÁGS. B.

Uma interessante e bem delineado estudo de síntese sobre a romanização nas Terras da Maia, distribuída pelos seguintes capítulos: «Conquista romana e organização política»; «Viação romana»; «Epigrafia romana»; «Povoados romanizados»; «Economia»; «Necrópoles».

“(…) O estudo da ocupação romana, em Terras da Maia, corrobora a impressão geral dos historiadores dos tempos romanos de que, na parte final do Império, se daria uma fuga demográfica dos centros populacionais para as explorações agrícolas e para as terras propícias à agricultura.

Quase não há, na zona da Maia, freguesia alguma que não tenha um ou mais vestígios da romanização. (…) Podemos concluir, seguramente, que, na época luso-romana, esta região está franca e totalmente ocupada e povoada. (…) Não nos parece que, ao contrário do que se costuma afirmar para o Império em geral, o século IV seja, nesta zona, um período de pobreza e de retrocesso demográfico, antes pelo contrário. A propriedade parece não ser latifundiária, mas sim possuída por pequenos e médios senhores.» Do Epílogo.

Com DEDICATÓRIA AUTÓGRAFA do punho do autor para o Eugénio Andrêa Cunha Freitas. Volume IV da colecção «Estudos sobre a Terra da Maia». [capa empoeirada]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em