SIMBOLOGIA DO ROMÂNICO DE AMARANTE

12,72€

SIMBOLOGIA DO ROMÂNICO DE AMARANTE

12,72€
LOIS GARCIA, XOSÉ (1990) SIMBOLOGIA DO ROMÂNICO DE AMARANTE. [AMARANTE]: EDIÇÕES DO TÂMEGA. DE 23X16 CM. COM 103-[1] PÁGS. ILUST. B.
Interessante e estimado estudo sobre a simbologia utilizada no românico português, ilustrado a negro com reprodução de fotografias e um mapa.
“(…) O românico foi protagonizado pelas classes dominantes da época e em função dos interesses destas classes o símbolo apareceu com um fundamento de integração, alienação e caracterização das classes sociais inferiores: os servos. (…) O símbolo de ontem serve, hoje, como um conhecimento irrenunciável e há necessidade de tentar decifrá-lo para conhecer as razões e as condutas das sociedades que nos precederam, á margem das grandezas e mediocridades que predominam neles. Sobretudo há uma razão para que o símbolo seja cuidado e estudado, por ser a linguagem da pedra muda que, no seu contexto artístico, ainda continua a falar daqueles tempos e espaços onde conviveram os nossos antepassados”. “O românico do concelho de Amarante é, para nós, uma excelente motivação para conhecer as pedras mudas que ainda continuam falando…” nos edifícios de Mancelos, Travanca, Real, Freixo de Baixo, Telões, Gatão, Lufrei, Jazente e Gondar.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em