SIQUEIROS E PEREIRAS

25,44€

SIQUEIROS E PEREIRAS

25,44€

VASCONCELOS, MARIO ACÚRCIO TEIXEIRA DE (2012) SIQUEIROS E PEREIRAS. ARCOS DE VALDEVEZ: MUNICÍPIO DE ARCOS DE VALDEVEZ. DE 30X20 CM. COM 107, [2] PÁGS. ILUST. B.

Muito cuiada edição fac-similada do Manuscrito Genealógico redigido por Leonel de Abreu de Vasconcelos Sotomaior, no século XVIII, escrito que pretende traçar a baronia deste Fidalgo nos Sequeiros e nos Pereiras, que atualmente se encontra depositado no Arquivo Nacional Torre do Tombo. Transcrição e nótula histórica de dr. Luís Cunha Ribeiro; Leitura do manuscrito, atualização e comentários de Mário Acúrcio Teixeira de Vasconcelos.

“(…) A leitura que fazemos do manuscrito, sem querer desvirtuar o texto original que transcrevemos com exatidão e rigor e acompanhado das imagens em fac-símile, procura acrescentar informação que o autor não incluiu, corrige alguns erros, esclarece alguns assuntos.

O seu autor nasceu a 12/05/1686 na freguesia de Grade, Arcos de Valdevez e terá falecido em 1766. Foi senhor da Casa de Grade em Arcos de Valdevez, (…) era parente muito próximo dos condes de Priégue e dos Senhores de Santhomé na Galiza, os quais descendiam, tal como Leonel Sottomayor, em linha directa dos Sequeiros (ditos da Galiza) Senhores do Paço de Sequeiros em Gondufe no concelho de Ponte de Lima. Em Leonel de Abreu de Vasconcelos confluíram muitas das mais ilustres famílias da Galiza e Portugal, nomeadamente os Sequeiras os Sotomaior, os Benevides, os Araújos, os Azevedos, de Vasconcelos, os Abreus, os Pachecos, os Coelhos, os Cerqueiras e os Barbosas, os Pereiras e os Pereiras do Lago, os Silvas, etc. Ilustrado com árvores de costados. [ex. como novo]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em