FERNANDES, A. DE ALMEIDA (1999) TOPONÍMIA PORTUGUESA: EXAME A UM DICIONÁRIO. AROUCA: ASSOCIAÇÃO PARA A DEFESA DA CULTURA AROUQUENSE. DE 24X17CM. COM 576 PÁGS. B.
«Elaborar um dicionário onomástico português, como o executou o Dr. José Pedro Machado, é uma deficientíssima aventura, toponimicamente: primeiro, porque se ignora na quase totalidade a toponímia rústica, a qual as matrizes prediais podem informar, ainda que mesmo elas com deficiências; depois, porque nada é possível sem respeitar-se a lei toponímica lógica ou da congruência, o que não faz aquele autor, que parece ignorá-la de todo (e, com ele, e como ele, os mais “explicadores” ou “etimologistas”, infelizmente), porque a lei fonológica, isto é, a científica, embora indispensável, está longe de bastar. […] A minha finalidade não é, pois, substituir o Dicionário Onomástico daquele autor por outro de minha lavra, mas simplesmente mostrar os seus erros e equívocos […].» Uma extensa obra de muita erudição e fundamentada discordância. O autor não pretendeu fazer novo dicionário, no entanto, Toponímia Portuguesa tornou-se desde a sua publicação obra incontornável, um verdadeiro Dicionário.
Nota: corte das fls. com acidez, que se prolonga das primeiras e últimas folhas; capa com sinais de desgaste e descolorada
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..