TRADIÇÃO E FESTA DOS TABULEIROS EM TOMAR

12,72€

TRADIÇÃO E FESTA DOS TABULEIROS EM TOMAR

12,72€

GUIMARÃES, MANUEL (1995) TRADIÇÃO E FESTA DOS TABULEIROS EM TOMAR. FOT. FRANCISCO DE ALMEIDA DIAS. [MAFRA]: ELO. DE 30X29 CM. COM 132 PÁGS. ILUST. E.

A Festa dos Tabuleiros é uma das mais ricas e famosas romarias portuguesas, celebra-se em Tomar, de quatro em quatro anos. Inicia no Domingo de Páscoa com a Festa das Coroas e as restantes cerimónias vão tendo lugar em dias marcados até ao mês de julho.

Na origem, era uma cerimónia religiosa de entrega de oferendas ao Espírito Santo, condenada pelo Concílio de Trento, provavelmente pelas suas reminiscências de festa pagã em tributo à Natureza como, por exemplo, as festas das colheitas, na época romana, em homenagem à deusa Ceres. Segundo consta, a Rainha Santa Isabel foi a responsável pela cristianização do evento.

Hoje, é uma romaria popular de grande atração turística e o seu carácter cíclico suscita alguma expectativa e curiosidade, mas também um indiscutível empenho e criatividade na sua preparação.

Índice dos capítulos: “Tomar. História e tradições”; “O cortejo das coroas”; “Ornamentação das ruas”; “O trajo dos tabuleiros”; “O cortejo do mordomo”; “O cortejo dos tabuleiros”; “O cortejo dos rapazes”; “Arraiais e jogos populares”; “Os bois do Espírito Santo”.

Edição de grande apuro gráfico, onde a fotografia artística dá um especial colorido à publicação, a que se junta outras gravuras, com relevo para os cartazes que anunciaram as festividades. Cartonagem editorial com sobrecapa. [bom exemplar]

Edição bilingue PT/ING

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em