Um Erro de Afonso Costa. As Missões Laicas Republicanas

7,00€

Um Erro de Afonso Costa. As Missões Laicas Republicanas

7,00€
1

ARAÚJO, Amadeu Gomes de (2015) Um Erro de Afonso Costa. As Missões Laicas Republicanas (1913-1926). L Prefácio de Dr. Mário Soares. Lisboa: Alêtheia. De 22x14 cm. Com 365, [1] págs. B.

As Missões Laicas (1913-1926) foram um exemplo paradigmático do diferendo entre Estado e Igreja durante a I República. Nesta obra, Amadeu Gomes de Araújo aprofunda o tema, dando-nos ao mesmo tempo o panorama de uma época conturbada da vida portuguesa.

Mário Soares, in Prefácio: «O trabalho agora apresentado pelo Doutor Amadeu Gomes de Araújo, longamente acalentado pelo seu estudo e pela sua reflexão, conta-nos os méritos e os atropelos epocais de uma factura que se tornará evidente mas que, na época, foi mais um acontecimento entre as ambiguidades e as limitações de uma laicização institucional que, querendo trazer para o plano civil algo que lhe pertencia, tinha estado e ainda estava associado ao domínio da moralização religiosa, isto é, “portugalizar as populações locais”, verificou ser uma tarefa difícil desligada do concurso do catolicismo.»

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em