UMA NO CRAVO... OUTRA NA FERRADURA

12,72€

UMA NO CRAVO... OUTRA NA FERRADURA

12,72€

PEREIRA, ACÚRCIO (1960) UMA NO CRAVO... OUTRA NA FERRADURA: NOTAS DA VIDA DE UM REPÓRTER. LISBOA: [S.N.]. DE 24X17 CM. COM 148 PÁGS. ILUST. E.

Acúrsio Pereira (1891-1978) foi um dos mais notáveis jornalista português da primeira metade do século XX. Começou a carreira jornalística em "O País", chefiou a redacção do diário “O Século” durante mais de três décadas, tendo sido ainda presidente da Casa da Imprensa.

Profissional rigoroso e dedicado aos jornais e ao jornalismo, escreveu das páginas mais memoráveis do jornalismo português do século XX, recordadas na sua autobiografia "Uma no Cravo, Outra na Ferradura". Neste livro encontramos páginas dedicadas a Fialho de Almeida, António Granjo, Sacadura Cabral, Columbano, Buiça, Afonso Costa, Barbosa Colen, Bernardino Machado, Guerra Junqueiro, General Ferreira do Amaral, Sidónio Pais, etc. O episodio mais memorável e sobre o qual Acúrsio Pereira brincava amiúde e que foi a notícia de 17 de Dezembro de 1919, denunciava uma quadrilha de ladrões de crianças em Lisboa. Acúrsio e o Diário de Notícias foram induzidos em erro por um rapaz de 13 anos, José António Luís Bispo, que fantasiara as circunstância do seu "rapto" para evitar uma punição paterna. Como nota o autor nesta autobiografia, a edição do Diário de Notícias com o seu erro mais célebre parecia «berrada com mais força e mais entusiasmo, espalhando o terror entre pais e mães, através da notícia mais sincera que, em dezassete anos de jornalismo, tenho escrito».

Trabalho ilustrado no corpo do texto com curiosos desenhos de Fernando Bento. Valorizado com

DEDICATÓRIA AUTÓGRAFA do punho do autor. Encadernação inteira em material sintético com títulos gravados a ouro sobre a lombada; corte da cabeça carminado e capas conservadas.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em