Varias Rimas ao Bom Jesus

80,00€

Varias Rimas ao Bom Jesus

80,00€
1
BERNARDES, Diogo [1770] Varias Rimas ao Bom Jesus, e á Virgem Glorioso sua mãi,: e a santos particulares: com outras mais de bonesta, e proveitosa liçam: Dirigadas (…) por (…) Natural de Ponte de Lima. Lisboa: Na Oficina de Miguel Rodrigues, impressor do Emin. Senhor Card. Patriarc. M. DCC. LXX. De 13,5x7,5 cm. Com [8]-181 págs. E.

A edição original desta obra, um clássico da literatura portuguesa, foi estampada em 1594, data provável da morte do seu autor, e é raríssima. Esta edição de 1770 é bastante invulgar e estimada.

Na colectêna de poemas predomina a poesia religiosa, a que se juntam alguns poemas de carácter profano. Os poemas sacros são sobretudo a expressão emotiva de uma religiosidade centrada na Paixão de Cristo e marcada por uma dolorida consciência de culpa. Os poemas profanos são principalmente gestos de homenagem a personagens ilustres. Em alguns deles está presente a realidade histórica vivida pelo poeta, nomeadamente a dolorosa experiência do cativeiro em África na sequência da derrota de Alcácer-Quibir. Esta obra constitui assim um testemunho dos eu tempo, no aspecto espiritual, histórico e literário; um testemunho a que o engenho de Diogo Bernardes soube conferir magnífica e por vezes comovente beleza poética.

Volume cartonado, revestido de papel marmoreado; levemente aparado e com os cortes tintados. Exemplar limpo.
Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em