VILA COVA. A TERRA E O HOMEM

5,00€

VILA COVA. A TERRA E O HOMEM

5,00€
1

ABREU, Alberto Antunes de (1989) VILA COVA. A TERRA E O HOMEM. [s.l.]: Edição “A Guarita”. De 23x16 cm. Com 186 págs. Ilust. B.

A presente publicação é uma edição especial, corrigida e melhorada do trabalho a que foi atribuido o Prémio «Teotónio da Fonseca» instituido pela Câmara Municipal de Barcelos.

“Análise criteriosa das fontes, um conhecimento profundo da temática a abordar e um rigoroso espírito analítico… (…) Os seus conhecimentos de linguística, de toponímia e de arqueologia (…) permitem-lhe alicerçar o seu trabalho com bases suficientemente sólidas e que são dignas de realce. (…).

O grosso do estudo, consagra-o o autor à população que através dos séculos desbravou, moldou e transformou o espaço de Vila Cova e Banho. Para atingir aquilo a que se propõe, debruça-se sobre a ocupação senhorial do espaço, sobre as tendências nobilitantes das classes populares mais ricas. E será através da leitura das suas páginas, que tomaremos contactos com a quintã medieval, a casa-pátio, com as leiras e cortinhas, com o aproveitamento das gândaras e outras terras incultas, com a geografia das bouças, da floresta e dos pomares, com a cultura do milho, do centeio, do vinho e do azeite…”. Carlos A. Brochado de Almeida [capa com vinco muito acentuado]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em