1755: A MEMÓRIA DAS PALAVRAS

21,20€

1755: A MEMÓRIA DAS PALAVRAS

21,20€

1755: A MEMÓRIA DAS PALAVRAS. COORDENAÇÃO EDITORIAL, INVESTIGAÇÃO, COMPILAÇÃO E SELECÇÃO DE TEXTOS DE JOAQUIM M. F. BOIÇA E MARIA DE FÁTIMA ROMBOUTS DE BARROS. OEIRAS: EDIÇÃO DA CÂMARA DE OEIRAS, 2005. DE 28X22 CM. COM 311, [5] PÁGS. ILUST. B.

“1755 - é a data que se reporta à grande catástrofe ocorrida a 1 de Novembro, que resultou na destruição de grande parte da cidade de Lisboa pelos sucessivos e fortes abalos de terra, pela agitação violenta das águas e pela fúria devastadora do fogo, fenómeno que assolou muitas zonas do país. O Terramoto foi, sem dúvida, o facto mais marcante da história portuguesa do século XVIII, que ultrapassou fronteiras e provocou rupturas na mentalidade da época, dominada pelo espírito das luzes. (…).

A Memória das Palavras constitui um olhar diversificado sobre a catástrofe através das palavras da época que ficaram escritas e resulta do trabalho de investigação desenvolvido pelo dr. Joaquim Boiça e pela dra. Maria de Fátima Barros, que apresenta como mais-valia a reunião de diversos testemunhos, dispersos ou de difícil acesso, e a tradução de outros, possibilitando-nos uma visão global do modo como o desastre foi entendido, interpretado e descrito pelos Homens de então”. [leve vinco na lombada]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em