1961: O ANO HORRÍVEL DE SALAZAR

10,60€

1961: O ANO HORRÍVEL DE SALAZAR

10,60€
1

MARINHO, ANTÓNIO LUÍS (2011) 1961: O ANO HORRÍVEL DE SALAZAR. LISBOA: TEMAS E DEBATES: CÍRCULO DE LEITORES. DE 23X15 CM. COM 242, [3] PÁGS. B.

O que significou o ano de 1961 na vida de um regime político que governou Portugal cerca de meio século? O que pode ter um ano de tão especial que dele se faça História? O que terá acontecido de tão marcante e decisivo? A resposta é: quase tudo! Num só ano, começa uma guerra em Angola; a Índia ocupa as possessões portuguesas de Goa, Damão e Diu e abre a primeira brecha no império colonial português; desenrola-se uma tentativa de golpe de Estado; um navio de passageiros, o Santa Maria, é assaltado e ocupado durante duas semanas; um avião da TAP é desviado; no último dia do ano, uma tentativa de assalto a um quartel por membros da oposição ao regime resulta na morte de um membro do governo.

Feito o balanço, 1961 foi, sem dúvida, o ano de pior memória para Salazar. Eis a crónica desses dias, a partir da imprensa da época, recordados meio século depois

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em