A BATALHA DE S. MAMEDE

10,00€

A BATALHA DE S. MAMEDE

10,00€
1

MACHADO, NARCISO (2015) A BATALHA DE S. MAMEDE. [S.L.: S.N.]. ([BRAGA]: -- IMP. EMPRESA DO DIÁRIO DO MINHO). DE 23X15 CM. COM 122 PÁGS. ILUST. B.

Juiz desembargador jubilado, Narciso Machado, tem dedicado muito do seu tempo à investigação da história vimaranense, sobretudo da época medieval. Neste estudo, sem fugir à confronto, mas sempre sustentado em fontes, trata de duas questões muito debatidas na historiografia portuguesa: a partir de que momento se deve considerar Portugal como Estado independente; e, qual o local exato da Batalha de S. Mamede.

“(…) Para alguns, a Batalha de S. Mamede é considerada como o primeiro ato de Fundação de Portugal… (…) Já os historiadores do século XVI e XVII atribuem maior importância à Batalha de Ourique. (…) A Crónica dos Godos (séc. XII) diz-nos que o local da batalha ocorreu no campo de São Mamede junto ao Castelo de Guimarães. Mais recentemente, outras opiniões surgiram entre os historiadores e investigadores, apontando uns o campo de Ataca (a sul de S. Torcato), outros S. Redanhas (Creixomil). É sobre esta questões que o autor trata neste muito estimado histórico. [ex. como novo]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em