A CARREIRA E A LENDA DE VASCO DA GAMA

10,00€

A CARREIRA E A LENDA DE VASCO DA GAMA

10,00€

SUBRAHMANYAM, Sanjay (1998) A CARREIRA E A LENDA DE VASCO DA GAMA. Prefácio de Luís Filipe R. Thomaz. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. De 24x15 cm. Com XVIII, 487, [1] págs.

O mais lúcido estudo biográfico de Vasco da Gama, de leitura imprescindível.

“(…) para o escrever pouca gente haveria mais indicada que o autor: por um lado é um historiador sério e bem documentado; por outro, não sendo português mas indiano, não foi como nós educado no culto do herói, e não sente, por isso, a dificuldade que nós sentimos em nos libertarmos do mito para analisar friamente a História. (…). Sanjay aprendeu rapidamente a falar, como nós falámos, a língua de Camões e a conhecer, como muitos de nós não conhecemos, a documentação dos nossos arquivos. Aprendeu em seguida com a mesma facilidade, o holandês e o francês, o que lhe permitiu, por um lado, penetrar no rico mundo da documentação batava, por outro, opor-se à corrente da renovação que a escola de Jean Aubin e Geneviève Bouchon imprimia em França a história luso-índica.

Não se achará nesta biografia aquela empatia entre biógrafo e biografado que, abolindo os lindes entre objeto e sujeito, propicia, quiçá, um certo conhecimento místico, mas tolhe o conhecimento objetivo. O Vasco da Gama que aí palpita não tem certamente a majestade do das estátuas; mas tem probabilidades de estar mais perto do real.

Esse produto está atualmente indisponível. Você pode nos enviar uma pergunta sobre isso.

Também pode estar interessado em