BOUCHON, GENEVIÈVE (1998) VASCO DA GAMA. TRAD. ANA SANTOS SILVA. LISBOA: TERRAMAR. DE 24X16 CM. COM 335, [4] PÁGS., [8] PP. ILUST. B.
«Os homens do mar são homens de mistério. E Vasco da Gama não escapa à regra – ele que, há precisamente cinco séculos, abriu as portas da Ásia e traçou o primeiro caminho marítimo que ficou a ligar os povos da Europa, da África, da Ásia e, depois, também os da América. Desenhou assim uma imagem da Terra que correspondia a uma nova era, que veio a ser, como a nossa, uma era de conquista do espaço e da comunicação.
Vasco da Gama agitou-se por entre cavaleiros e corsários, partilhando as mesmas paixões, os mesmos rancores, as mesmas esperanças. Nos navios do rei de Portugal, D. Manuel I, adestrou-se nas artes e nas técnicas de navegação que nos deram o domínio do Atlântico, ainda antes da grande travessia do oceano Índico. E, chegando finalmente à Índia longínqua, Vasco da Gama descobriu não só um próspero mundo marítimo, mas também um espaço imenso marcado pelo crescente poderio do Islão. A personalidade de Vasco da Gama ficou oculta sob o peso de uma glória póstuma aguerridamente exaltada pelos seus descendentes. Uma glória que culminou, nos finais do século XVI, com a publicação da epopeia Os Lusíadas, em que o poeta Luís de Camões apresenta Vasco da Gama como um herói mítico, digno dos heróis da Odisseia e da Eneida, muito diferente do homem que hoje podemos retratar, de acordo com testemunhos da sua época: um capitão implacável, um carácter forjado na violência dos elementos.»
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..