BOUCHON, GENEVIÈVE (1998) VASCO DA GAMA. TRAD. ANA SANTOS SILVA. LISBOA: TERRAMAR. DE 24X16 CM. COM 335, [4] PÁGS., [8] PP. ILUST. B.
«Os homens do mar são homens de mistério. E Vasco da Gama não escapa à regra – ele que, há precisamente cinco séculos, abriu as portas da Ásia e traçou o primeiro caminho marítimo que ficou a ligar os povos da Europa, da África, da Ásia e, depois, também os da América. Desenhou assim uma imagem da Terra que correspondia a uma nova era, que veio a ser, como a nossa, uma era de conquista do espaço e da comunicação.
Vasco da Gama agitou-se por entre cavaleiros e corsários, partilhando as mesmas paixões, os mesmos rancores, as mesmas esperanças. Nos navios do rei de Portugal, D. Manuel I, adestrou-se nas artes e nas técnicas de navegação que nos deram o domínio do Atlântico, ainda antes da grande travessia do oceano Índico. E, chegando finalmente à Índia longínqua, Vasco da Gama descobriu não só um próspero mundo marítimo, mas também um espaço imenso marcado pelo crescente poderio do Islão. A personalidade de Vasco da Gama ficou oculta sob o peso de uma glória póstuma aguerridamente exaltada pelos seus descendentes. Uma glória que culminou, nos finais do século XVI, com a publicação da epopeia Os Lusíadas, em que o poeta Luís de Camões apresenta Vasco da Gama como um herói mítico, digno dos heróis da Odisseia e da Eneida, muito diferente do homem que hoje podemos retratar, de acordo com testemunhos da sua época: um capitão implacável, um carácter forjado na violência dos elementos.»
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.