A CASA-NOBRE DE LÁZARO LEITÃO NO SÍTIO DA JUNQUEIRA

31,80€

A CASA-NOBRE DE LÁZARO LEITÃO NO SÍTIO DA JUNQUEIRA

31,80€

LAMAS, ARTHUR (1925) A CASA-NOBRE DE LÁZARO LEITÃO NO SÍTIO DA JUNQUEIRA. (EXTRA-MUROS DA ACTUAL LISBOA). LISBOA: IMPRENSA LUCAS & Cª. DE 30X23 CM. COM 216 PÁGS. ILUST. E.

A mais desenvolvida e estimada monografia sobre a história do edifício mandado construir a partir de 1734 pelo antigo lente da Universidade de Coimbra, Lázaro Leitão. O palacete é um exemplar da arquitetura solarenga do século XVIII e obra de Carlos Mardel na sua fase pré-pombalina. Além da história do edifício nas suas vertentes histórica e artística (arquitetura, azulejaria, pintura, etc.), é realizado um interessante trabalho biográfico sobre Lázaro Leitão. Como este faleceu sem deixar descendentes, a administração do palácio originou uma demanda judicial que teve como sentença a passagem do morgado para a Coroa, em 1802, tema também analisado. Encontram-se ainda importantes subsídios para a história do Sítio da Junqueira.

O trabalho é muito estribado em documentação que o autor teve a felicidade de encontrar no edifício bem como pela recolha de informação em Arquivos públicos e particulares: “(…) Lázaro Leitão era pessoa muito metódica: assentava as suas despesas e receitas, registava o que fazia, e escrevia clarezas e lembranças a respeito dos seus negócios e da sua vida, e guardava documentos”.

Edição ilustrada com mais de duas dezenas de fotogravuras apresentadas em separado, variadíssimos desenhos e plantas no corpo de texto e reproduções fac-similadas de assinaturas. Encadernação meia francesa de pele ao natural com rótulos e ferros a ouro na lombada; corte da cabeça carminado e com as capas conservadas. [capas da brochura com desgaste, acidez e sujidade; corte dianteiro com algumas manchas; miolo limpo]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em