GRIPE PNEUMÓNICA PORTUGAL– 1918.

13,00€

GRIPE PNEUMÓNICA PORTUGAL– 1918.

13,00€
1

FRADA, JOÃO (2005) A GRIPE PNEUMÓNICA EM PORTUGAL CONTINENTAL – 1918. ESTUDO SOCIOECONÓMICO E EPIDEMIOLÓGICO. LISBOA: SETECAMINHOS. DE 24X16 CM. COM 307 PÁGS. + CD. ILUST. B.

Divido em seis capítulos e com um extenso apêndice documental em suporte informático (CD), A Gripe Pneumónica em Portugal Continental – 1918, da autoria do médico e historiador João Frada, o mais conceituado investigador da gripe pneumonia que assolou Portugal e o Mundo na segunda década do século XX, é o estudo mais completo até hoje efetuado sobre tão mortífera pandemia.

No capítulo primeiro procura o autor descrever factos e aspetos para a caracterização geral da vida portuguesa entre 1900 e 1920, numa perspetiva económica e social. No cap. 2. debruça-se sobre a estrutura da família em Portugal e sobre as condições de vida; no cap. 3.º caracteriza a gripe sob o ponto de vista etiológico e epidemiológico; no 4.º cap. analisa o efeitos da pneumónica em todos os concelhos e distritos de Portugal (apresenta dezenas de tabelas de dados e comparativas). O cap. 5.º debruça-se sobre as respostas terapêuticas e no 6.º procura avaliar quais as principais consequências da passagem epidémica, numa perspetiva social, económica, mental e cultural, tendo com campo de estudo o concelho de Leiria. [LEVE VINCO PASTA FRONTAL]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em