A Meditação. Poema Filosofico.

48,00€

A Meditação. Poema Filosofico.

48,00€
1

MACEDO, José Agostinho de (1812) A Meditação. Poema Filosofico. Lisboa: Na Impressão Regia. De 15x11 cm Com 66 págs. E.

Primeira e muito rara edição do Poema A Meditação, de que apenas ficou impresso o primeiro Canto.

Innocêncio desconhece esta edição referindo-se apenas à edição de 1813, a primeira completa e que integra os seus quatro cantos.

Na «Vida e Obra de José Agostinho de Macedo» Innocêncio refere-se a este Poema dizendo a págs. 85. “N’este mesmo anno de 1812, quando José Agostinho se entregava com fervor á composição dos Burros, poz elle a ultima lima aos seus dous poemas didacticos a Meditação e o Newton, os quaes entregou ao prelo: supposto começassem a imprimir-se no dito anno, só vieram á luz no principio do seguinte, (...)”. O mesmo bibliógrafo transcreve ainda o seguinte juízo de Costa e Silva: De todas as obras de José Agostinho a mais importante é A Meditação. Este poema lhe levou longos annos de trabalho e de desvelo, refundindo-o e corrigindo-o muitas vezes, e mudando-lhe o titulo, antes de o dar á luz. Só a história das suas dedicatórias seria um objecto mui curioso (...).

Para além do primeiro canto, esta edição apresenta a mesma dedicatória que foi impressa na edição de 1813, datada de Lisboa 15 de Janeiro de 1811.

Excelente e bela encadernação inteira em carneira, cuidadosamente decorada sobre a lombada de seis nervos e duas vinhetas com finos ferros a ouro; com leve aparado conservando as generosas margens. [miolo com leve oxidação]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em