A PIRATARIA ARGELINA NA ERICEIRA DO SÉCULO XVIII

8,48€

A PIRATARIA ARGELINA NA ERICEIRA DO SÉCULO XVIII

8,48€

REIS, MARIA DA CONCEIÇÃO (1998) A PIRATARIA ARGELINA NA ERICEIRA DO SÉCULO XVIII. PREFÁCIO DE ANTÓNIO PEDRO VICENTE. ERICEIRA: EDITORA MAR DE LETRAS. DE 24X15 CM COM 127 PÁGS. ILUST. B.

Um dos mais importantes trabalhos acerca da acção da pirataria argelina, que no século XVIII assolou costa portuguesa, tendo por base de análise o estudo realizado a partir dos dotes que a Santa Casa da Misericórdia atribuiu para o resgate de cativos de pescadores ericeirenses.

“Neste interessante estudo Maria da Conceição Reis, em traços largos, mas esclarecedores, estabelece a diferença nítida entre as tradicionais formas de corso e de pirataria em grande escala. (…) O resgate – única esperança de libertação para as infelizes presas – seria o valor acrescentado desses aventureiros que ainda no seculo XVIII aterrorizavam os trabalhadores dos mares, transformando-os em escravos.

A autora dá-nos conta, em páginas significativas, da acção dos poderes centrais através dos séculos e como se processava a intervenção local e liderança em geral em todas as operações de redenção...”.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em