A rainha discreta: Mariana Vitória de Bourbon

12,00€

A rainha discreta: Mariana Vitória de Bourbon

12,00€

BRAGA, Paulo Drumond (2014) A rainha discreta: Mariana Vitória de Bourbon [S.l.] : Círculo de Leitores. Com 368 p., [16] p. il. : il. E.

D. Mariana Vitória de Bourbon (1718-1781), mulher de D. José I, rainha consorte de Portugal, era filha de Filipe V de Espanha e de Isabel Farnesio. Viveu na corte de Versalhes, pois a sua mão esteve prometida a Luís XV, rei de França.

Casou aos 10 anos de idade por procuração em Madrid com o herdeiro da coroa portuguesa, futuro D. José I. O casamento foi consumado quatro anos depois, no dia em que completou 14 anos de idade. Foi mãe de quatro filhas, uma delas a futura D. Maria I.

Mulher decidida, prudente, sensata, devota, esmoler e culta, adorava divertir-se na caça, na equitação, nas touradas, na música e em jogos diversos ao uso do seu tempo. D. José I, que nela confiava plenamente, encarregou-a duas vezes do governo do reino. Conselheira de sua filha, a rainha D. Maria I, passou um ano em Espanha ajudando a selar a paz entre as duas monarquias ibéricas.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em