SANCHIS, PIERRE (1992) ARRAIAL: FESTA DE UM POVO. AS ROMARIAS PORTUGUESAS. LISBOA: DOM QUIXOTE. DE 24X16CM. COM 345 PÁGS. E.
Um vasto panorama das romarias portuguesas desde a idade média até a época da sua pesquisa, em meados dos anos 1970. Ao analisar o arraial, o autor traz-nos a própria história da formação cultural do povo português e, por extensão, da nossa própria cultura, tão marcada pelo modo como a festa dos santos ganhou forma entre nós.
“O presente estudo (…) sobre as romarias portuguesas constitui a primeira tentativa de abarcar, na multiplicidade dos seus contornos e implicações, um fenómeno popular que marca com a sua presença toda a história da sociedade em que se insere. "Socorrendo-se de vários campos disciplinares – a etnograa, a antropologia, a sociologia, a história – o autor desvenda-nos o sentido mais profundo de um ritual ambíguo, onde se confrontam «duas» religiões (a ocial e a popular) e de onde emerge, em termos de economia libidinal, um sentido de Festa que ameaça a sociedade instituída mas que, ao mesmo tempo, é canalizado e domesticado pelo poder das instituições.”
Nº. 3 da Colecção Portugal de Perto. Cartonagem editorial.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..