AS ERMIDAS DA ORDEM DE SANTIAGO NAS VISITAÇÕES DE PALMELA DO SÉCULO XVI.

10,60€

AS ERMIDAS DA ORDEM DE SANTIAGO NAS VISITAÇÕES DE PALMELA DO SÉCULO XVI.

10,60€
1

LUCAS, ISABEL OLEIRO (2011) AS ERMIDAS DA ORDEM DE SANTIAGO NAS VISITAÇÕES DE PALMELA DO SÉCULO XVI. PALMELA: CÂMARA MUNICIPAL. DE 23X15 CM. COM 126 PÁGS. B.

Tese mestrado em História Medieval e Renascimento apresentada pela autora à Fac. Letras, Univ. Porto, 2004

“(…) Neste estudo, da autoria de Isabel Oleiro Lucas, pode o leitor encontrar uma reflexão muito pormenorizada sobre as Ermidas da Ordem de Santiago na região de Palmela. Com efeito, partindo das informações contidas nas visitações ordenadas em 1510, 1534 e 1552 a esta localidade da mesa mestral, que a autora transcreve, é apresentada uma caracterização das ermidas de S. Brás, Santa Susana, S. Sebastião, Santa Ana, S. Luiz, S. Romão e S. Geão, locais de culto, complementados, por vezes, por um perfil assistencial.

Para cumprir este objetivo, foi determinante identificar e analisar os seus rendimentos bem como conhecer as funções dos mordomos ou dos juízes que, sob o olhar atento da ordem de Santiago, exercia localmente a sua gestão. Esta última vertente permitiu conhecer mais de perto a articulação entre a Ordem e os interesses mais particulares das populações, um aspecto sobremaneira interessante. Ao mesmo tempo, importa, ainda, chamar a atenção para a relevância da inventariação exaustiva dos bens encontrados nestas ermidas onde foi possível identificar imagens, retábulos, alfaias de culto, livros, paramentos e peças de mobiliário”. Maria Cristina Pimenta

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em