QUILLINAN, EDWARD (2006) AS IRMÃS DO DOURO: UMA HISTÓRIA PORTUGUESA. PORTO: CAMPO DAS LETRAS. DE 21X13 CM. COM 189 PÁGS. B.
As Irmãs do Douro: Uma História Portuguesa foi originalmente publicado em inglês sob o título The Sisters of the Douro. A obra foi escrita por Edward Quillinan, um oficial britânico que esteve em Portugal durante as invasões francesas no início do século XIX. Quillinan escreveu o romance em inglês, e a primeira edição foi publicada em Londres em 1841, como parte do volume I da obra The Conspirators, or The Romance of Military Life.
Aparece pela primeira vez em língua portuguesa com a edição do Campo das letras no ano de 2006, traduzido por Jorge Pais Antunes e M. Gomes da Torre
Tendo as invasões francesas de princípios do século XIX como pano de fundo, "As Irmãs do Douro" relata-nos o relacionamento entre duas irmãs, filhas de um fidalgo duriense da Teixeira, e dois oficiais do exército britânico que estavam em Portugal para ajudar a expulsar os franceses invasores.
Pelo caminho, Edward Quillinan oferece aos seus leitores uma curiosa visão do que o nosso país era na época, através da descrição das nossas paisagens nortenhas, das pessoas que nela viviam, dos costumes e da cultura portuguesa. Neste último aspecto, dedica todo um capítulo, o mais longo, a um resumo da literatura portuguesa, que se estende desde as cantigas de amigo até meados do século XIX. Embora não genuinamente seu, o que descreve neste capítulo assume elevada importância por representar uma boa tentativa de divulgação da nossa literatura entre um público que, à época, pouco sabia acerca dela.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..