QUILLINAN, EDWARD (2006) AS IRMÃS DO DOURO: UMA HISTÓRIA PORTUGUESA. PORTO: CAMPO DAS LETRAS. DE 21X13 CM. COM 189 PÁGS. B.
As Irmãs do Douro: Uma História Portuguesa foi originalmente publicado em inglês sob o título The Sisters of the Douro. A obra foi escrita por Edward Quillinan, um oficial britânico que esteve em Portugal durante as invasões francesas no início do século XIX. Quillinan escreveu o romance em inglês, e a primeira edição foi publicada em Londres em 1841, como parte do volume I da obra The Conspirators, or The Romance of Military Life.
Aparece pela primeira vez em língua portuguesa com a edição do Campo das letras no ano de 2006, traduzido por Jorge Pais Antunes e M. Gomes da Torre
Tendo as invasões francesas de princípios do século XIX como pano de fundo, "As Irmãs do Douro" relata-nos o relacionamento entre duas irmãs, filhas de um fidalgo duriense da Teixeira, e dois oficiais do exército britânico que estavam em Portugal para ajudar a expulsar os franceses invasores.
Pelo caminho, Edward Quillinan oferece aos seus leitores uma curiosa visão do que o nosso país era na época, através da descrição das nossas paisagens nortenhas, das pessoas que nela viviam, dos costumes e da cultura portuguesa. Neste último aspecto, dedica todo um capítulo, o mais longo, a um resumo da literatura portuguesa, que se estende desde as cantigas de amigo até meados do século XIX. Embora não genuinamente seu, o que descreve neste capítulo assume elevada importância por representar uma boa tentativa de divulgação da nossa literatura entre um público que, à época, pouco sabia acerca dela.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.