AS MISERICORDIAS [1897]

26,50€

AS MISERICORDIAS [1897]

26,50€
1

GOODOLPHIM, COSTA (1897) AS MISERICORDIAS. LISBOA: IMPRENSA NACIONAL. DE 24X15 CM. COM 460, [1] PÁGS. + [4] FLS. ILUST. E.

Primeira edição deste muito estimado e apreciado estudo sobre as Misericórdias em Portugal, publicada pela Imprensa Nacional de Lisboa por ocasião do Quarto Centenário do Descobrimento da Índia.

Para além de um capítulo inicial mais alargado acerca da fundação e história da primeira das Misericórdias Nacionais - a de Lisboa - Costa Goodolphim apresenta resumos históricos, mais ou menos extensos, acerca das instituições congéneres espalhadas por todo o território nacional. Estas resenhas estão organizadas por distritos, somando um total de mais de duas centenas de Misericórdias em Portugal, distribuídas por Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, Angra, Funchal e Horta. Segundo o autor, uma crónica indispensável para avaliar "o valor de todas as instituições de beneficencia, e os seus largos e relevantes serviços prestados aos que sofrem e á pátria" e conhecer a "mais formosa das instituições portuguesas - a santa Misericórdia".

Ilustrado em separado com 4 finas gravuras abertas em chapa de aço, retratando o “Pórtico da Igreja da conceição Velha – Lisboa»; «Hospital da Louzã»; «Hospital de Santo António (Porto)» e «Hospital de Vizeu».

Assinatura de posse na folha de rosto da Marquesa de Unhão, Eugénia Telles da Gama.

Encadernação meia inglesa em pele, com os títulos gravados ao ouro sobre a lombada; com leve aparo à cabeça, conservando as capas conservadas

Nota importante: pele da encadernação com desgaste e pequenas perdas, mais notadas nas extremidades e na zona de charneira; lombada com perda da coloração original; capas com acidez e escurecidas; miolo amarelecido.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em