CARAÇA, BENTO DE JESUS (1978) CONFERÊNCIAS E OUTROS ESCRITOS. 2ª ED. LISBOA: [S.N.], (LISBOA: -- TIP. ANTÓNIO COELHO DIAS). DE 22X15 CM. COM 390, [2] PÁGS. B.
Do prefácio da 1ª ed.
«Pensou-se ser útil, por ocasião do vigésimo aniversário da morte de Bento de Jesus Caraça, publicar num único volume as conferências e alguns outros escritos que se encontravam dispersos.
Circunstâncias de ordem vária fizeram que só agora fosse possível o seu aparecimento.
Pretende-se com esta publicação apresentar não uma visão completa da acção cultural e cívica de Bento de Jesus Caraça, mas fornecer uma prova documental para o seu estudo.
Para isso, como parte nuclear do volume, se coligiram as conferências proferidas de que há texto escrito, tendo-se adicionado sob a designação de outros escritos vários artigos, críticas e outros, publicados em locais diversos.».
NOTA DA 2.ª EDIÇÃO
Assinalando a passagem do trigésimo aniversário da morte de Bento de Jesus Caraça, reedita-se o volume «Conferências e Outros Escritos», publicado originalmente em 1970.
A organização desta 2.ª edição é idêntica à anterior, tendo-lhe sido adicionada uma introdução, composta por trabalhos de dois grandes amigos e companheiros, Manuel Mendes e Ruy Luís Gomes.
Ao texto de Manuel Mendes, que se destinava a um número da Seara Nova de homenagem a Bento de Jesus Caraça no primeiro aniversário da sua morte, foi proibida a publicação. Manuel Mendes apresentou-o, em 25 de Junho de 1949, na sessão do Centro Escolar Republicano Fernão Botto Machado.
O presente trabalho do Professor Ruy Luís Gomes dá-nos uma perspectiva de Bento de Jesus Caraça trinta anos após a sua morte, no Portugal livre e democrático que hoje vivemos.
Aproveitou-se ainda esta oportunidade para introduzir no volume dois outros escritos do autor. O primeiro, de 1929, é o texto de uma intervenção de fundo na sessão da Universidade Popular Portuguesa, destinada a discutir o seu plano de acção. O outro trabalho, de 1944, ilustra admiravelmente o interesse e preocupação constantes do autor nas questões da Ciência na Sociedade.