BONECAS DO JAPÃO

8,48€

BONECAS DO JAPÃO

8,48€
1

BONECAS DO JAPÃO. ORG. FUNDAÇÃO JAPÃO, EMBAIXADA DO JAPÃO EM PORTUGAL; FOT. SEKI YUTAKA; TRAD. LUÍSA ZÚQUETE. LISBOA: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, IMP. 1989. DE 24X22 CM. COM [26] PÁGS. ILUST. B.

Catálogo de uma exposição organizada pela Fundação Japão, com o apoio da Embaixada do Japão em Portugal e da Fundação Calouste Gulbenkian.

A mostra deu a conhecer a diversidade de formas, técnicas, funções e significados das bonecas japonesas, feitas a partir de madeira e cerâmica, e como estas foram conjugando tradição e inovação.

Com uma longa tradição, a arte popular das bonecas japonesas, cujas origens remontam ao período Jomon (c. 3000 a.C.), mantinha-se fortemente presente no Japão do século XX, onde a profusão de bonecas gerava exposições-concurso.

Como explica Tetsuró Kitamura, no seu texto para o catálogo, foi a partir do período Edo que os artesãos começaram a desenvolver diferentes formas e a experimentar diversos materiais (madeira, papel, tecido, argila), criando técnicas novas. Enquanto na execução de modelos tradicionais eram seguidos preceitos rígidos, com vista a alcançar uma qualidade técnica superior; noutros casos, a liberdade criativa em termos formais era permitida, como nas «Bonecas Criativas Kokeshi», que haviam surgido após a Segunda Guerra Mundial.

Edição de cuidada execução gráfica estampa em papel couché; ilustrada com reprodução fotográfica de algumas das bonecas em exposição.

Nota: lombada e zona da capa junto a esta, amarelecida.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em