CASCAIS EM 1755: DO TERRAMOTO À RECONSTRUÇÃO. COORD. ANTÓNIO CARVALHO. CASCAIS: CÂMARA MUNICIPAL, 2005. DE 31X21 CM. COM 263 PÁGS. ILUST. E.
“(…) Neste volume o leitor encontrará a reprodução e transcrição de documentos pertencentes a vários arquivos e instituições que de algum modo relatam ou referem acontecimentos ligados aos terríveis efeitos do Terramoto de 1755 em Cascais, zona profundamente afetada pela ação conjugada do sismo e do maremoto que se lhe seguiu. Desta forma, renova-se, corrige-se e, sobretudo, amplia-se o contributo que o reconhecido historiador Ferreira de Andrade nos legou e que durante muito tempo constituiu a única publicação de referência nesta matéria.
É este um instrumento que permite agora enquadrar a questão a nível nacional, contribuindo também para o aprofundamento da história mais global do denominado Terramoto de Lisboa, acontecimento, aliás, de dimensão Europeia, em certo sentido da palavra: de Voltaire a Kant, passando por Rosseau, Sade e Casanova foram vários os pensadores, filósofos e artistas europeus do século XVIII que se debruçaram sobre o significado e implementação de um acontecimento a que faltavam, então, explicações científicas de ordem geológica”.
Edição de grande apuro gráfico, notavelmente estampada em papel couché de muito boa qualidade, reproduzindo nas páginas ímpares o fac-símile dos vários documentos manuscritos e nas pares a sua transcrição para a letra de imprensa. Encadernação do editor em tela com os títulos estampados na pasta frontal, protegida por sobrecapa. |