CRONOLOGIA DA CONGREGAÇÃO DO ORATÓRIO DE GOA

13,00€

CRONOLOGIA DA CONGREGAÇÃO DO ORATÓRIO DE GOA

13,00€
1

REGO , Padre Sebastião do (2009) CRONOLOGIA DA CONGREGAÇÃO DO ORATÓRIO DE GOA. Direcção e estudo introdutório de Maria de Jesus dos Mártires Lopes. Lisboa : Centro de História de Além Mar. De 24x16 cm. Com LI, 466 págs. B.

Publicação da Chronologia da Congregação do Oratório de Goa, manuscrito inédito do século XVIII, conservado na Biblioteca da Ajuda. Apesar de muito citado e ser considerado “obra valiosa, monumental e arquivo aberto” por estudiosos e bibliógrafos do século XIX e XX, nunca havia sido dado à estampa, integralmente.

O importante estudo introdutório da paleografa, Prof. Doutora Maria Lopes, que ocupa cerca de 50 pp. e é o mais completo estudo sobre a obra e o seu autor. Nele se refere que a compilação do Padre Sebastião Rego terá demorado cerca de 10 anos, tendo terminado em 1746. Acrescenta que “não será exagero afirmar-se que esta crónica podia, com justeza, ser designada «enciclopédia», pois além de descrever detalhadamente toda a evolução e progressos da Congregação do Oratório Oriental, também fornece dados aprofundados sobre uma enorme variedade de assuntos, tais como: o conflito Padroado/Propaganda, as comunidades de Goa, a língua concani, as missões no interior das Ilhas, os usos e costumes das gentes de Goa, do Ceilão, descrições geográficas de várias regiões da Índia, elementos sobre a sua flora e fauna, a história política do Ceilão, a organização da religião budista nessa ilha. Muitas biografias, etc.”.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em