D. João IV, Músico.

15,00€

D. João IV, Músico.

15,00€
1

BRANCO, Luís de Freitas (1956) D. João IV, Músico. [Lisboa]: Fundação da Casa de Bragança. De 26x20 cm. Com XVI, 257, [7] págs. Ilust. B.

O último trabalho do musicólogo Luís Freitas Branco, dado já à estampa após a sua morte. É muito estimada esta obra sobre D. João IV e aquela que mais de perto aflorou a figura do Artista e do erudito.

“D. João, segundo como Duque de Bragança, quarto do nome como Rei de Portugal, teria sido um músico notável ainda que nascido noutras circunstâncias, pois as que concorreram para o desabrochar do seu talento e para a sua educação musical não resultaram apenas da riqueza e da exaltada posição dos seus antepassados, mas principalmente do amor que eles tiveram à música. Assim se explica o fenómeno estranho da dupla personalidade de D. João IV: grande da terra, sobrecarregado de responsabilidades políticas das mais graves, e perfeito profissional da arte dos sons, por inclinação natural e por uma completíssima preparação, tanto teórica como prática (…)”.

Ilustrado com notações musicais, nas páginas de texto e em folhas intercaladas.

Exemplar com dedicatória autógrafa do Presidente do Conselho de Administração da Casa de Bragança, Dr. António Luiz Gomes para o Prof. Doutor Jorge Morais Barbosa (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra).

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em