D. Maria I. 1772 - 1792. Subsídios para a revisão da História do seu Reinado.

60,00€

D. Maria I. 1772 - 1792. Subsídios para a revisão da História do seu Reinado.

60,00€
1

BEIRÃO, Caetano (1934) D. Maria I. 1772 - 1792. Subsídios para a revisão da História do seu Reinado. Lisboa: Emprêsa Nacional de Publicidade. De 22x15 cm. Com XII-474-[2] págs. Ilust. E.

Após constatar que um dos períodos da História de Portugal menos estudados seja o do reinado de D. Maria, o autor, que durante quatro anos recolheu documentação para o seu trabalho, refere: “Puzemos de parte toda e qualquer ideia preconcebida; desprezámos quasi por completo tudo quanto historiógrafos mais ou menos suspeitos escreveram sobre aquela época; fomos directamente às fontes que nos permitissem reconstituir, tanto quanto possível de harmonia com a realidade, a personalidade da Rainha, o seu tempo, as principais figuras que a rodearam, os actos do seu govêrno, o sentido,....”

Ilustrado em folhas à parte, com muito interessantes oleogravuras reproduzindo D. Maria e a família real em várias ocasiões.

Exemplar valorizado com dedicatória autógrafa do punho do autor a Fernanda de Campos, “madrinha desta D. Maria I”.

Junta-se: CARTA MANUSCRITA do punho do autor, a agradecer à “madrinha” do livro [Fernanda de Campos]. Esta carta tem a curiosidade de ser escrita por forma a parecer ter sido redigida pelo próprio livro … “minha madrinha… não posso tornar a vir à luz sem a sua completa fiscalização. (…) Por isso tenha a bondade de me acompanhar até ao fim...”

Belíssima encadernação meia francesa em pele, com lombada ornada de artísticos ferros e dizeres dourados; pastas cartonadas gravadas a ouro com duplo filete; preserva as capas da brochura originais bem como a lombada; só muito levemente aparado à cabeça com corte das folhas carminado. [muito bom exemplar; de bibliófilo]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em